
Os sabores do Japão incluem grande variedade de delícias doces, tão gostosas como bonitas. Essa diversidade inclui receitas bem típicas, feitas à base de arroz e de feijão doce. Entre as singularidades dos preparados estão as cores e texturas que, muitas vezes, apresentam elementos da natureza. Assim os doces orientais — wagashi — mostram-se atraentes, exalam delicadeza e aparecem em delicados formatos.
Confira, a seguir, 5 das sobremesas japonesas mais conhecidas e apreciadas!
1. Wagashi Yokan
O wagashi yokan é um dos doces orientais mais representativos da culinária do Japão, tem aspecto gelatinoso e sua base é o Kanten (ágar-ágar em pó). Costuma ser servido misturado com o tradicional doce de feijão azuki.
Caracteristicamente transparente e fácil de modelar, essa variedade de Wagashi resulta em doces de aparência bela e combinações criativas.
2. Kohi Zeri
Sobremesa japonesa com jeito de verão, a geleia de café aromatizado é muito apreciada por seu frescor. Coberta com chantilly, ganha ares de sofisticação e a leveza do creme.
Servida com sorvete de baunilha é excelente pedida para os dias mais quentes. Já acompanhada de leite condensado fica bem adocicada e ao gosto de quem não dispensa sabores bem marcados.
3. Taiyaki
O tradicional doce em forma de peixe admite vários tipos de recheios, entre eles pasta doce de feijão azuki, chocolate, creme e chá verde. Para ganhar sua aparência típica, a massa do Taiyaki é despejada em um tipo de chapa que dá à massa seu formato e confere a ele o tom dourado.
A iguaria é bastante afamada, podendo ser facilmente encontrada em festivais de cozinha japonesa.
4. Sanshoku dango
Esse bolinho japonês é bastante tradicional nos festivais da primavera, e costuma ser servido em palitos, geralmente com três unidades. A base dessa sobremesa clássica é o mochiko de farinha de arroz. Suas variações são praticamente infinitas, e quando apresentado nas cores rosa, branco e verde simboliza flores, neve e o crescimento das plantas.
5. Ohagi
Também conhecido como Botamochi, essa iguaria típica do Japão é um bolinho de arroz doce, recoberta com feijão — também adocicado. Gergelim é mais uma cobertura muito apreciada dessa delícia.
Uma curiosidade sobre a sua denominação é ter origem na nomenclatura de duas flores que marcam estações do ano. O Hagi, que anuncia o outono, e o Botan, um dos símbolos da primavera.
Como você pôde perceber, os doces orientais acima elencados têm por base ingredientes em comum. Mas, em muitas das receitas, elementos orientais e ocidentais aparecem harmonizados, em adaptações que remetem à ideia de cozinha contemporânea. Dessa maneira, criam-se verdadeiras maravilhas gastronômicas, capazes de agradar aos mais sofisticados paladares.
Siga nosso Facebook e fique por dentro das novidades que agitam o mundo da gastronomia!
Comentários