Como harmonizar bebidas e comidas para receber os amigos em casa?

Atualizado: 3 de Jul de 2019


Harmonizar bebidas e comidas é uma habilidade útil que absolutamente qualquer um pode aprender. Está longe de ser tão difícil quanto você pode pensar!


As mesmas diretrizes gerais se aplicam, independentemente de você decidir aproveitar um copo de vinho, um coquetel refrescante ou uma bebida não alcoólica. Basta encontrar um equilíbrio no momento de fazer a composição da sua refeição.


Neste artigo reunimos algumas dicas muito úteis para dominar a arte de harmonizar bebidas e comidas e surpreender seus amigos. Confira.


Como harmonizar bebidas e comidas?


Aposte nas bebidas cítricas


As bebidas cítricas são sempre uma boa aposta – principalmente para harmonizar com frutos do mar, saladas e comidas mais pesadas.


No topo da sua lista de considerações quando se trata de harmonizar bebidas e comidas estão as bebidas cítricas. Em bebidas alcoólicas ou não, o ácido refresca o paladar do jeito que acontece quando você espreme um pouco de suco de limão na comida para alegrar um prato.


Um prato mais rico, como macarrão com molho, beneficia-se de bebidas com alto teor de ácido, assim como salada com molho vinagrete cítrico. Frutos do mar como salmão grelhado, tortas de caranguejo e coquetéis de camarão também são ótimas pedidas para acompanhar uma bebida cítrica.


Evite combinar bebidas com alto teor alcoólico e pratos picantes


Se você estiver com vontade de algo um pouco mais espirituoso, você vai querer anotar a porcentagem de álcool da sua bebida. Na maioria das vezes, isso não será um problema, mas se você estiver servindo algo com um chute picante, evite bebidas com alto teor alcoólico.


Um grande cabernet sauvignon não seria a melhor escolha para comer com pratos da culinária mexicana. O álcool aumenta o calor sempre que a pimenta está envolvida e faz com que você anseie por um copo de leite. Em vez disso, tome uma cerveja ou tente algo um pouco doce.


Complemente os alimentos picantes e salgados com bebidas doces


Não importa se você está comendo uma salada quente, fajitas ou um churrasco apimentado, um toque de doce ajuda muito a domar o calor do seu prato. Um copo gelado de chá doce, vinho branco, suco de limão ou uma cuba libre são bebidas perfeitas para harmonizar com pratos apimentados.


Além disso, servir uma bebida doce ao lado de um salgado é extremamente gratificante. Basta pensar nas alegria de um milkshake com batatas fritas – ou, para adicionar um pouco de requinte, um bom spritzer de morango com costelas de porco.


Já quando entramos nas sobremesas, é recomendável garantir que o seu drink seja mais doce que a sobremesa. Por isso, uma boa taça de Moscatel ou uma taça de vinho do Porto são boas ideias para harmonizar com doces.


Explore os taninos com pratos gordurosos


Se você optar por preparar alimentos mais gordurosos, busque encontrar boas bebidas carregadas de tanino. Os taninos e gorduras melhoram um ao outro.


Embora os taninos estejam mais associados aos vinhos tintos, você também pode encontrá-los em muitas outras bebidas. Destacando o básico, os taninos são compostos naturais que têm um gosto ligeiramente amargo e adstringente na língua. Chá, suco de cranberry e chocolate são bons exemplos de alimentos com taninos.


Combine bolhas e crocância


Bolhas são ótimas para harmonizar com alimentos crocantes e fritos. Uma garrafa de espumante bem gelada com um pedaço de frango frito certamente levará os seus convidados à satisfação imediata.


Cuidado com a amargura


Para finalizar as dicas para harmonizar bebidas e comidas, temos um pequeno alerta: evite combinar alimentos amargos com bebidas amargas. Os resultados não costumam ser muito agradáveis.


Está preparado para receber os amigos?


Com as dicas para harmonizar bebidas e comidas que conferimos ao longo deste artigo será mais fácil surpreender os amigos no próximo evento, não é? Não é preciso ser um especialista para tomar alguns cuidados especiais e garantir que todos fiquem satisfeitos.


Entretanto, se você deseja explorar combinações ainda mais sofisticadas no seu evento, o Hachiko é a solução perfeita. É uma ótima oportunidade de aproveitar uma experiência gastronômica contemporânea elegantemente servida por uma equipe especializada.


O que você achou das dicas para harmonizar bebidas e comidas? Que tal levar o Hachiko para o seu próximo evento? Preencha o formulário abaixo para receber mais informações!

0 visualização